RS: Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul avança em negociação para implantação do Recopi Nacional, diz Ibá

MPO Consultoria Papel Imune
TRF3 Nega extinção de punibilidade de crimes investigados na operação “Papel Imune”
29 de junho de 2018
MPO Consultoria Papel Imune
Secretaria da Fazenda dá novo prazo para credenciamento de empresas que adquirem papel com imunidade de ICMS.
29 de junho de 2018

RS: Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul avança em negociação para implantação do Recopi Nacional, diz Ibá

MPO Consultoria Papel Imune

RS: Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul avança em negociação para implantação do Recopi Nacional, diz Ibá

Porto Alegre/RS

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que congrega companhias produtoras de celulose e papel, entre outras empresas do setor florestal, esteve reunida recentemente com o Subsecretário Adjunto da Fazenda do Rio Grande do Sul, Mario Luis Wunderlich dos Santos, na sede da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), em Porto Alegre.

A pauta foi o pleito da entidade para que a Sefaz-RS regulamente o Sistema de Registro e Controle das Operações com Papel Imune (Recopi Nacional) na legislação estadual. Durante o encontro, o Subsecretário afirmou que o governo estadual reavaliará sua posição em relação ao Recopi e investigará possíveis perfis sonegadores em operações com os papéis de imprimir e escrever.

Até o presente momento o estado do Rio Grande do Sul não regulamentou o Recopi porque o volume de importação de papel imune no RS, além de se mostrar estável, apresenta alta concentração em pequeno número de contribuintes, facilitando seu monitoramento. Atualmente, o controle e a verificação dessas informações encontram-se integrados à programação fiscal de auditorias e são realizados a partir da análise da grande base de dados formada pelos registros dos documentos fiscais eletrônicos.

Instituído pelo Artigo 150 da Constituição Federal, papel imune, refere-se ao papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos, para impulsionar a cultura e educação, que sofre tributação inferior de até 36% em relação ao papel utilizado para fins comerciais. Algumas gráficas e editoras, principalmente de estados que não regulamentaram este Sistema, a exemplo do Rio Grande do Sul, utilizam deste benefício para a produção de materiais como folders, catálogos, etc, configurando o crime de desvio de finalidade.

SOBRE A IBÁ

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 53 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Fonte: Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)
Segunda-feira, 14 de maio de 2018 – 14h43m  Porto Alegre/RS

mpo
mpo

Comments are closed.